Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O Voto Nulo é um ato politico válido?

Atualmente, a sociedade brasileira vive um período de decisões visto que as eleições vêm se aproximando e cada escolha pode definir o futuro socioeconômico do país.

A democracia proporciona amplas liberdades ao cidadão, pois ele pode escolher quaisquer candidatos que tenham propostas de acordo com sua vontade para o país. Porém, no mundo contemporâneo, a população enfrenta um grave problema ao decorrer do seu cotidiano: A corrupção.  Portanto, isso gera um impasse na mente do cidadão já que a seguinte ideologia é levantada: Qual é a necessidade de perdermos tempo para refletir em qual político votar se em um futuro próximo qualquer candidato que ganhe as eleições desviara verbas publicas e aumentara as desigualdades sociais?  É pelo motivo dessa ideologia que a sociedade encontra outra forma de agir perante as eleições: O uso do voto 
nulo.

Sem dúvida, para muitas pessoas o uso do voto nulo é uma arma de protesto e também algo capaz de modificar todo o cenário político existente na atualidade visto que conforme aborda o artigo 224 do Código Eleitoral, “se a nulidade atingir mais da metade dos votos do país nas eleições, (...) o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias".

Porém, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, essa nulidade só invalidara as eleições caso os votos sejam anulados por causa de uma fraude ocorrida, ou seja, é preferível escolher um candidato que seja convincente com suas propostas e sua oratória mediante à sociedade em vez de abrir possibilidades para um candidato de perfil e histórico questionáveis ganhar as eleições.

É importante ressaltar que há grupos sociais que votam nulo por defesa de seus ideais como os anarquistas que não  veem a necessidade da política interferir no dia a dia da população.


Mas e você? Qual é a sua opinião em relação ao voto nulo? Para você, o voto nulo é ou não um ato político válido?  Mostre a sua visão participando da enquete!

2 comentários:

  1. Seguramente o Voto Nulo é válido, e também eficaz!
    Em artigo em https://flaviomusa.jus.com.br, alinho os fundamentos de minha convicção.
    São inúmeros os textos sérios a respeito da matéria, imclusive esta site, claro.
    Cito aqui apenas alguns:
    http://www.rdnews.com.br/blog-do-romilson/ponto-de-vista/antonio-cavalcante/se-abster-ou-voto-nulo-consciencia-cidada/75030

    http://mestrejoao.silvaneves.org/2009/09/09/voto-de-protesto-branco-vs-nulo/

    http://redacao.livre-forum.com/t1558-o-voto-nulo-e-um-ato-politico-valido

    As últimas pesquisas indicam que Lula teria 31 % das intenções de votos e os Votos Nulos, 33 %. Se isto se confirmar, teremos salvo o Brasil com os votos nulos e a verdadeira Reforma Política acontecerá.

    ResponderExcluir
  2. Recomendo a todos a obra prima de Saramago "O Ensaio sobra a Lucidez", one num país fictício a população vot maciçamnte em branco. Provocando uma verdadeira 'revolução cívica"...

    ResponderExcluir